As Melhores histórias de sobrevivência do Cinema

Desde sua criação, o Cinema tem sido responsável por apresentar ao público o extraordinário, trazer para a tela aquilo que muitas vezes só existia nas imaginações mais férteis. Além de criar mundos mágicos, cheios de fantasia, o Cinema trouxe também efeitos visuais de tirar o fôlego em situações catastróficas que só poderiam acontecer em filmes. Ou será que elas podem acontecer na vida real?

Neste artigo vamos listar alguns filmes que mostram situações caóticas, retratando a importância de estar sempre preparado. A ideia do Sobrevivencialismo é a de que o indivíduo esteja pronto para lidar com qualquer tipo de emergência, sendo assaltos, violência, catástrofes naturais, crises econômicas e sociais, e até mesmo eventos que temos hoje como “improváveis”, como o apocalipse zumbi e invasões alienígenas. O que melhor do que as elaboradas produções cinematográficas para ilustrar isso?

Começando pelas mudanças climáticas que acarretam em eventos catastróficos, temos “O Dia Depois de Amanhã”. No filme, o climatologista Jack Hall tenta alertar, sem sucesso, que o aquecimento global está tomando proporções gigantescas. Então, tempestades de neve, granizo e tornados começam a devastar a Terra. Enquanto isso, o filho de Jack e seus amigos estão presos em uma biblioteca em Nova York, tendo que sobreviver à falta de comida, hipotermia e ferimentos, ao passo que uma tempestade letal se aproxima, e Jack enfrenta perigos ainda maiores para salvar o filho.

O filme “A Estrada também mostra a resistência humana quando o assunto é proteger a família. Em um mundo devastado por um cataclismo, onde as plantas foram destruídas e a luz do sol encoberta, um pai e seu filho lutam para sobreviver, buscando comida e abrigo contra canibais que caçam pelas terras.

A natureza, mesmo sem passar por eventos catastróficos, ainda representa perigo para aqueles que ousam se aventurar por lugares perigosos. É o caso retratado no filme “Evereste, que conta a história real de duas expedições que se preparam para subir o monte mais alto do mundo, em 1996. No entanto, as coisas não vão como planejado quando um avalanche atrapalha tudo e expõe os alpinistas a condições críticas, enquanto lutam para sobreviver.

O filme “Limite Vertical também retrata os perigos da neve, dessa vez na segunda montanha mais alta do mundo. Quando Annie Garrett e sua equipe ficam presos em uma altitude de 8 mil metros a uma temperatura baixíssima, seu irmão tem de organizar uma expedição de resgate, enfrentando os limites da natureza e correndo contra o tempo, pois as condições em que Annie está a coloca em risco de vida.

Em “Santuário”, uma equipe de mergulho se aventura em uma trilha subaquática durante uma expedição ao sistema de cavernas mais inacessíveis do mundo. Então, uma tempestade repentina bloqueia a saída principal do local, e a equipe tem de correr contra o tempo para achar outra saída, enquanto o local começa a ser inundado totalmente.

Grande parte das pessoas que acabam tendo que enfrentar perigos como os que foram listados têm espíritos aventureiros. Os filmes listados a seguir mostram histórias reais de pessoas que abriram mão do luxo e conveniência da vida diária e decidiram viver apenas com o necessário. Em “Na Natureza Selvagem”, Christopher McCandless termina a faculdade e abandona todo o conforto de sua vida para se aventurar pelos EUA e México, vivendo com o que a natureza lhe oferece. O mesmo acontece em “Livre”, com a figura de Cheryl Strayed. Quando sua mãe morre, ela decide mudar de vida e se aventurar em uma trilha de mais de mil milhas pela Costa do Oceano Pacífico.

O Regresso também mostra a história real da luta de um homem pela sobrevivência. Em 1823, durante uma expedição por um território inexplorado do Velho Oeste, o comerciante de peles Hugh Glass é atacado por um urso e deixado para morrer. Ele então tem de sobreviver ao inverno e aos ferimentos enquanto viaja de volta ao acampamento. Outra história real é a do alpinista Aron Ralston, retratada em “127 Horas”. Durante um dia no Parque Nacional do Grand Canyon, Ralston está escalando, quando uma pedra se solta, prendendo seu braço e o impossibilitando de sair dali. Sem ninguém para resgatá-lo, ele tenta sair, e tem de sobreviver com os poucos suprimentos que tem.

Para terminar a lista de sobrevivência na natureza, temos “Náufrago. No filme, um empregado da FedEx cai numa ilha desabitada depois de um acidente aéreo, e como o único sobrevivente, tem de sobreviver apenas com o que a natureza oferece, sem perspectiva de ser salvo por alguém.

Algo muito retratado no Cinema são as epidemias globais, a doença que se espalha em uma velocidade assustadora, causando uma crise mundial na qual apenas aqueles que se adaptam à nova realidade sobrevivem. Muitos filmes podem ser listados, mas três foram escolhidos para ilustrar a proposta do Sobrevivencialismo. Em “Contágio”, um vírus letal, altamente contagioso e transmitido pelo contato com pessoas infectadas ou com objetos que estas tenham tocado, espalha-se rapidamente pelo planeta. Enquanto se busca pela cura de tal doença, a população mundial tem que lutar para sobreviver. O filme não é tão focado nas técnica de sobrevivência que uma pessoa pode aplicar na situação, mas sim mostra o quão caótica uma situação de contágio mundial pode ser, e quão importante é tentar se prevenir a um acontecimento que está bem próximo da realidade.

Em “Eu Sou a Lenda, um vírus criado para curar o câncer acaba transformando os humanos em monstros agressivos dotados de força e agilidade fora do comum, espalhando-se rapidamente. Robert Neville é um cientista, que três anos depois da infecção, acredita ser o único homem que restou em Nova York, e sobrevive a cada dia com o que consegue achar, além de se proteger contra os monstros. Ao mesmo tempo, Neville também tenta achar a cura para a doença a partir de seu sangue, que é imune à infecção. “Zumbilândia é um filme que pode parecer fugir da proposta da lista, por se tratar de um filme mais divertido, de comédia. Mas na verdade, Zumbilândia apresenta ótimas dicas de sobrevivência em um mundo infectado por zumbis, onde quatro pessoas se juntam para enfrentar os obstáculos do caminho e chegarem a seus destinos.

Muitas séries de TV também retratam situações de sobrevivência, e as duas listadas aqui

se encaixam na mesma situação: o mundo está devastado e um grupo de sobreviventes lutam contra os perigos enquanto tentam manter uma vida decente diante do caos. “Falling Skies mostra um grupo que sobrevive em um mundo atacado por alienígenas e resiste à dominação total pelos seres. “The Walking Dead mostra um grupo de sobreviventes em um mundo onde o apocalipse zumbi reina.

Todos os filmes listados mostram e alertam para aquilo que o Sobrevivencialismo propõe, estar preparado para qualquer situação é essencial, pois muitas vezes o perigo aparece quando as pessoas menos esperam.

Colaborador Administrador Bushcraft.com.br

Escreveu 121 post para esse blog.

Somos um blog colaborativo sobre Bushcraft, quer postar seu conteúdo aqui? mande um e-mail para divulgarmeuprojeto@bunkerbrazil.com.br

Visite a Loja do Sobrevivencialismo


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *